Seu negócio só existe a partir de quando você faz a primeira venda.
E pra fazer a primeira venda, você precisa de 3 coisas:
- Um CNPJ
- Uma conta bancária no nome da empresa
- Um cliente pagante
O CNPJ e a conta bancária eu já tinha desde quando eu travalhava como PJ pra empresas do exterior.
Faltava o cliente pagante.
Eu tenho um amigo do trabalho que costuma fazer freelas de design já há alguns anos.
Ele tava me falando que vira e mexe tá trabalhando com um cliente, e chega uma hora em que o cliente precisa de algum serviço que tá fora da alçada dele. E quando ele não consegue atender essa demanda, ou indicar alguém de confiança, ele acaba perdendo o cliente.
As empresas pequenas não tem tempo de ficar caçando profissionais específicos pra cada demanda isolada que surge. Eles querem resolver tudo num lugar só.
E esse amigo meu tava me falando que tinha passado da hora dele parar de perder cliente por causa disso.
O trabalho que eu faço é uma junção de várias atribuições, e acho que pela dificuldade de definir exatamente o que é, as pessoas resolveram agrupar e chamar de "operações de marketing". Num outro post eu explico melhor, mas por enquanto o importante é que eu acabo transitando por diferentes áreas.
Somando isso com a minha experiência com programação, eu conseguiria me encaixar bem nas demandas que o meu amigo não atendia.
Sem muita expectativa, eu disse que tava pra jogo.
No dia seguinte ele já tinha marcado reuniões com dois clientes diferentes. Um deles precisa de uma landing page que vai ficar numa etapa anterior ao cadastro de um portal de conteúdo pago, e o outro precisa de um eCommerce pruma marca que eles estão relançando.
Alguns dias depois ele me avisa que os dois fecharam e os projetos são oficiais.
Eu não esperava de jeito nenhum que seria tão fácil assim voltar a trabalhar por conta própria. Mas eu logo entendi que isso só tinha acontecido porque esse meu amigo já tinha um fluxo contínuo de serviço rolando. Eu só tava me acoplando ao fluxo dele. O trabalho já tinha sido feito ao longo dos anos de experiência que ele teve e com os contatos profissionais que ele tinha criado.